Tecnologias em logística: quais as tendências para 2018?



As tecnologias em logística têm sido aliadas importantes de empresas que dependem desse setor, proporcionando benefícios como o monitoramento do transporte de cargas e a análise de desempenho das entregas. À medida que elas avançam, podemos pensar em novas soluções e aplicações para aprimorar ainda mais esse tipo de serviço.

Por isso, neste post, vamos indicar algumas tendências tecnológicas e suas vantagens para o ramo logístico em 2018. Confira!

Internet das coisas

A internet das coisas, ou Internet of Things (IoT), em inglês, é o conceito por trás do fato de termos diversos dispositivos e sensores conectados à internet — e entre si. Com o uso de equipamentos adequados, como as etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID), é possível implementar diversas funções para otimizar os processos logísticos, entre elas:

Automação de processos

Os sistemas de logística estão cada vez mais sofisticados. Programas como um software TMS permitem a integração das informações e uma gestão mais eficiente de procedimentos que envolvam o transporte de mercadorias.

Esse avanço contribui para a automação cada vez maior do setor, que tende a se tornar mais produtivo, reduzir os custos e melhorar o controle sobre as operações.

Big Data

A gestão de frete e logística conta com uma série de fases e atividades complexas, capazes de gerar uma infinidade de dados. Eles vão desde a situação das entregas até o conteúdo das notas fiscais da transportadora.

Por meio de soluções de big data, é possível armazenar, organizar e analisar todas essas informações de modo a avaliar métricas e descobrir oportunidades de melhora de performance.

Drones

Os drones — aeronaves não tripuladas — já são utilizados por fotógrafos e cinegrafistas para capturar imagens aéreas, no agronegócio para ajudar a identificar problemas nas plantações e em algumas cidades como método de reforço do policiamento.

Depois de superar desafios como mau tempo, influência no tráfego aéreo e legislação, esse tipo de veículo pode agilizar o transporte de cargas mais leves. Essas chegarão ao destino sem enfrentar trânsito e sem parar em outros pontos antes de efetuar a entrega.

Blockchain

A blockchain é a tecnologia por trás das ações relacionadas à criptomoeda bitcoin. A sua ideia principal é possibilitar que transações sejam executadas e registradas dentro do sistema, de forma segura e sem a necessidade de intermediários como bancos ou outras autoridades centrais.

Aplicada à logística, a blockchain pode ajudar as empresas a serem mais transparentes e menos sujeitas a fraudes. Isso porque os processos passam a ser rastreáveis e permitem identificar lacunas na cadeia de operações.

Percebemos, portanto, que essas são tendências capazes de impactar não só o funcionamento das empresas mas também a satisfação dos clientes. São avanços promissores, que certamente colocarão seus usuários à frente da concorrência.

Fonte:https://www.tecnovia.com.br/2018/02/15/tecnologias-em-logistica-quais-as-tendencias-para-2018/?utm_campaign=divulgacao_do_tecnologias_em_logistica_quais_as_tendencias_para_2018&utm_medium=email&utm_source=RD+Station








Etec Arujá – Rua Mamede Barbosa, 105 - Bairro: Centro Residencial CEP 07400-820 - Arujá – SP Tel. (11) 4653-3378 /(11) 4653-2117
CopyRight(C) 2017 Todos os Direitos Reservados